segunda-feira, 11 de abril de 2005

Férias Grandes e o Adesivo da Praia

Custa-me e crer que 80% das pessoas da minha idade já não se lembrem de algo que definitivamente marcou a minha infância.
Estou a falar do adesivo da praia, aquele rectângulo de gaze que nos colocavam entra as omoplatas no final do mês de Junho, e que viria a ser arrancado com toda a violência após os primeiros dias de praia.
Assim que o sol, a àgua salgada, e a areia começavam, a tornar a cola do adesivo, parte integrante da nossa pele, era tempo de o arrancar com toda a violência das nossas costas já queimadas pelo principio do verão.

O meu avô que era a única pessoa que sofria mais do que eu com o adesivo. Quando chegado o dia do sacrifício, e depois de entronado o álcool, que supostamente iria ajudar a dissolver a cola do adesivo, o meu avô começava por puxar lentamente uma das pontas, e ai, começava logo o meu berreiro, seguido pelo berreiro da minha avó, que lhe dizia para puxar tudo de uma vez, que doía menos.
Ou seja, tudo aos gritos, o pobre do meu avô sem coragem para o puxão final, e eu ali com lagrimas de verão, suspensas por um bocado de gaze e uma enorme mancha vermelha emergente, no local onde o adesivo ia sendo arrancado.
Até ao golpe de misericórdia final, em que a mão do meu avô arrancava definitivamente adesivo e o colocava mesmo à frente do meu nariz enquanto dizia, “ Pronto já está, Não custou nada pois não?” E eu com a sensação de que parte das minhas costas estavam irremediavelmente avariadas.
Após lagrimas e soluços podia inaugurar oficialmente as férias, pois apenas depois do adesivo, as férias eram sinónimo de liberdade.
Isto, se não contarmos com o pesadelo dos intermináveis trabalhos de casa das férias grandes (mas cada coisa a seu tempo)

Hoje encontrei a definição exacta e adulta para o adesivo de Verão:
Testes com "patch" (adesivo) - Consistem na aplicação de pequenos adesivos embebidos nas substâncias que podem causar alergia, e que são retirados ao fim de 48 horas. Estão especialmente indicados nas situações de dermatites de contacto.

No entanto para mim, e para quem viveu esta experiência denominava-se algo como:
PORRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que hoje por 3 meses de férias voltava a passar por tudo....

3 comentários:

Unknown disse...

claro que me lembro desse estúpido adesivo...

o ppl deve ter demasiada vergonha para recordar esses momentos dolorosos...

enfim!

AMAFAS disse...

O que tu me foste lembrar! O Terror do Verão! Isso era terrível. Felizmente, hoje chega enfiar umas bóias nos putos!

marta r disse...

Incrível, há anos que não lembrava desse horroroso adesivo!